07 de fevereiro, é o dia do aniversário de Dom Heldér Câmara
- Luis Cavalcante
- 7 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Hélder Pessoa Câmara, futuramente Dom Hélder Câmara, nasceu em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909, em uma família pobre, de treze filhos, dos quais ele era o décimo primeiro; desta prole sobreviveram oito crianças, pois o restante sucumbiu a uma epidemia de gripe então vigente nesta região. Ele era fruto da união entre o maçom, jornalista, crítico teatral e trabalhador de uma empresa comercial, João Eduardo Torres Câmara Filho, e a professora do ensino primário Adelaide Pessoa Câmara.
Seu nome foi uma escolha paterna, referência a um singelo porto holandês. Sua tendência para o sacerdócio manifestou-se logo cedo, aos quatro anos, provavelmente pelo poder carismático dos padres da ordem lazarista, que serviam ao Senhor na Arquidiocese de Fortaleza, considerada por todos como o Seminário da Prainha. Nesta mesma instituição o menino Hélder entrou em 1923, aí realizando os estudos de preparação, e posteriormente se formando em filosofia e em teologia. Ele foi consagrado padre aos 22 anos, em 15 de agosto de 1931, com uma licença extraordinária da Santa Sé, pois ele não tinha ainda a idade mínima necessária para a ordenação, a de 24 anos.
Um dia depois ele já rezava sua primeira missa; logo depois assumiu o cargo de diretor do Departamento de Educação do Ceará, permanecendo neste posto por cinco anos. No mesmo ano em que se ordenou ele criou a Legião Cearense do Trabalho, em 1933, e a Sindicalização Operária Feminina Católica, que reunia lavadeiras, passadeiras e empregadas domésticas. Dom Hélder também integrou as discussões e elaborações de políticas de Estado voltadas para a esfera educacional pública.

Comentários