top of page

26 de agosto, é o dia do aniversário de Madre Tereza de Calcutá

  • Foto do escritor: Luis Cavalcante
    Luis Cavalcante
  • 26 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura


Agnes Conxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu no dia 26 de agosto de 1910, na cidade de Escópia (Skopje), na antiga Iugoslávia. Depois que esse país foi desmembrado, em 1991, o município passou a ser a capital da Macedônia do Norte.

Embora tenha nascido em Escópia, em algumas ocasiões, a religiosa dizia que suas origens eram albanesas, pois seus pais, Nikola e Dranafile Bojaxhiu, tinham nascido na Albânia. Caçula de três irmãos, Teresa perdeu o pai aos oito anos de idade.

Segundo estudos, aos 12 anos, durante uma visita a um santuário, Teresa sentiu um chamado para tornar-se freira e servir a Deus. Ao longo de sua adolescência, ela amadureceu a ideia. Enquanto isso, Agnes cantou no coro da igreja e ajudou a mãe a organizar eventos e a distribuir alimentos para os pobres.

No fim da adolescência, a futura Madre Teresa resolveu seguir sua vocação e, aos 18 anos, deixou sua casa para ingressar no Instituto da Bem-Aventurada Virgem Maria, mais conhecido como convento das Irmãs de Loreto, em Dublin, na Irlanda.

A temporada no país europeu foi uma preparação para a religiosa começar a atuar em missões na Índia, o que já era desejo dela. Nessa época, Agnes passou a ser chamada de Irmã Mary Teresa.


Vida em Calcutá

Madre Teresa chegou à Índia no dia 6 de janeiro de 1929. Em 1931, ela foi enviada para o Convento de Loreto situado no bairro Entally, na cidade de Calcutá. Lá, ela começou a ensinar História e Geografia para meninas na escola Saint Mary.

Em 1935, Teresa, de 25 anos, recebeu uma isenção especial para ensinar em uma escola fora do convento, em Santa Teresa. Em 24 de maio 1937, a religiosa tornou-se oficialmente "Madre Teresa". Em 1944, assumiu o cargo de diretora da escola, voltando a viver dentro dos muros do convento.

Durante uma viagem de trem de Calcutá a Darjeeling, cidade no estado indiano de Bengala Ocidental, em 10 de setembro de 1946, Madre Teresa recebeu o "chamado dentro de um chamado”. Segundo a religiosa, nesse dia, também conhecido como “o dia da inspiração”, ela recebeu uma mensagem de que ela tinha que deixar o convento e ajudar os pobres e os doentes, vivendo inclusive entre eles.

Madre Teresa demorou cerca de dois anos para obter a permissão para começar a missão com os pobres, uma vez que seus superiores achavam perigoso que ela fosse morar na periferia de Calcutá. Estudos sinalizam que, para ela, foi um processo longo e frustrante.

Como nas favelas indianas havia muitos doentes, Madre Teresa pensou que, antes de morar no local, seria interessante passar um tempo com enfermeiras para ter algum conhecimento da área de Medicina. Assim, ela passou uma temporada em Patna, na Índia, com as Irmãs da Missão Médica.

Em 12 de abril de 1948, Madre Teresa recebeu permissão do Papa Pio XII para começar sua missão com os pobres. Em 16 de agosto de 1948, aos 38 anos, a religiosa deixou o convento.

Madre Teresa de Calcutá veste o sari,

vestimenta típica da mulher indiana.²

No dia 17 de agosto, Madre Teresa vestiu, pela primeira vez, um sari – vestimenta típica da mulher indiana - branco de algodão com listras azuis ao longo da borda. Futuramente, a vestimenta seria usada como uniforme pelas freiras missionárias da caridade.

Estudos relatam que a Madre Teresa começou seus trabalhos com os pobres em Calcutá, ensinando crianças pequenas. Como não tinha um quadro, ela usava uma vara para desenhar as letras nas calçadas mesmo.

Tempos depois, a religiosa encontrou uma cabana e a transformou em uma sala para poder dar aulas. Aproveitando que estava na região, visitou famílias que moravam perto e ofereceu ajuda médica e um sorriso. Conforme ela dizia, “a paz começa com um sorriso”.

Ao conhecer o trabalho da Madre Teresa, outras pessoas dispuseram-se a ajudar os pobres e fizeram doações. Assim, aos poucos, ela formou sua própria ordem de freiras.



ree

Comentários


LOG-NÃO SOU INVISÍVEL-01.png

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • YouTube

CONTATO 

T: (81) 9 9514-6151

F: (81) 9 8823-4241

E: luiscavalcante@hotmail.com

© 2018 por Luis Cavalcante 

criado com Wix.com

bottom of page